Aplicativos: Instagram

Ao ler o título dessa mensagem, você deve estar pensando: porque ela tá fazendo um post sobre o Instagram? Sendo que todo mundo tem e todo mundo sabe usar? Pois é, eu também pensava isso, mas por incrível que pareça, conheço pessoas que não sabem usar esse aplicativo tão famoso.


Segundo a empresa App Annie, o Instagram foi o 4º aplicativo mais baixado em 2015. Ele é um aplicativo para compartilhamento de fotos e aplicação de filtros e também faz parte da família Facebook, assim como o Messenger e o WhatsApp. 

Como eu já disse, o Instagram é um aplicativo feito para compartilhar fotos. A foto que você quiser, do que você quiser, como você quiser. A quem goste de deixar o feed todo de uma cor só, ou todo arrumadinho, combinando, de um tema só, enfim, a escolha é livre. Eu por exemplo, não gosto dessa coisa de deixar ele todo arrumadinho. Eu gosto de postar a foto que eu quiser, gosto de ser livre. No meu Insta, tem foto de tudo. Tem fotos minhas, tem frases, tem produtos que indico, tem comidas, tem novidades, enfim, um pouco de tudo. Em breve vou criar um Insta só para o blog, mas por enquanto, uso o meu pessoal mesmo. 

Mas todo mundo pode ver as minhas fotos? Não, você pode deixar seu Insta privado e só quem você autorizar poderá ver suas fotos. Como faço isso? Já já vou chegar lá, mas antes, vamos começar do começo! rsrs

Primeira coisa a fazer é baixar o Instagram no seu celular e fazer o cadastro. Você pode se cadastrar com seu Facebook, com seu e-mail ou número do telefone.

Seu feed (sua página principal) será essa. Para começar, sugiro configurar o perfil. Clique nas três bolinhas no lado direito acima. Aqui você encontra várias opções de configurações. Vamos por partes.



Convidar amigos
Você pode convidar seus amigos do Facebook de duas maneiras. A primeira você convida direto e a segunda vai aparecer o convite na linha do tempo de seu amigo. Acho que é essa a diferença.

Seguir Pessoas
Aqui também tem duas opções. Ver quem dos seus amigos do Facebook tem Instagram ou ver a partir do seus contatos do celular.

Conta
Aqui é onde você irá configurar o seu perfil, alterar a senha, ver publicações que você curtiu e decidir se sua conta vai ser privada ou não.

Configurações
Nessa opção você pode vincular seu Instagram com contas de outras redes sociais. Por exemplo, se você vincular com sua conta do Facebook, sempre que você postar algo no Instagram, irá automaticamente para o Facebook (se você tiver alguma página no Facebook, pode configurar para o post aparecer nessa página, basta clicar no ícone do Facebook e escolher linha do tempo ou a página). Você pode também desvincular. Aqui também, você escolhe o idioma que prefere usar, decide como serão as notificações no celular e o uso de dados de celular, escolhe a qualidade do carregamento (normal ou básico) e decide se vai salvar as fotos e vídeos que você publicar, no celular (eu particularmente não faço, porque o celular fica sobrecarregado).


Suporte e Sobre
São opções para te ajudar a resolver algum problema e tirar algumas dúvidas sobre o App.

Última parte
Aqui você limpa o histórico da busca, adiciona uma nova conta (sim, no Insta você pode ter várias contas), sai da conta atual ou sai de todas as contas.

Agora vamos para a parte mais legal, que é como acrescentar fotos, seguir pessoas, etc.

Foto do Perfil
Para colocar uma foto no perfil, basta clicar em cima da bolinha com uma silhueta de rosto. Vai aparecer três opções: nova foto do perfil, importar do Facebook e Importar do Twitter (quando já tiver uma foto, vai aparecer também a opção remover foto do perfil). Então é só escolher a foto onde quiser e pronto.

Postando fotos
Basta clicar no ícone câmera e selecionar na galeria a foto que você quer usar. Vai aparecer a opção de escolher um filtro, caso você queira usar, depois você coloca uma legenda (não é obrigatório), podendo marcar pessoas, adicionar local e compartilhar em outras redes sociais. Pronto! Sua foto já vai estar no seu feed e na sua linha de tempo.

Seguidores
Clicando aqui, você vê todos que estão seguindo você.

Seguindo
A mesma coisa. Só que agora você vê quem você está seguindo.

Ícones


1. Todas as fotos do seu feed aparecem organizadas em quadradinhos.
2. As fotos do seu feed aparecem grandes.
3. Mapa de fotos. Sempre que você adiciona um local na foto, depois você vê aqui por onde você já andou.
4. Fotos com você. Toda vez que alguém te marcar em uma foto, você verá aqui.


5. Aqui é a linha do tempo, onde você verá as suas fotos e de todos que você estiver seguindo.
6. Procurar. Se você quiser procurar alguém famoso, uma marca ou algum amigo, é aqui. 
7. Câmera. Onde você escolhe suas fotos.
8. Coração. Você vê quem está te seguindo e quem curtiu ou comentou suas fotos.
9. Você volta para o seu feed.


10. Encontre pessoas. O Insta te dá algumas sugestões de pessoas para seguir.
11. Direct. Você pode enviar uma mensagem, foto ou vídeo em particular para alguém.

Hashtags #

Uma coisa muito importante no Instagram, são as hashtags. É assim que você consegue mais seguidores e curtidas e assim que você consegue ver assuntos do seu interesse. As hashtags são tudo no Insta. Você pode usar # famosas ou criar as suas próprias. Abaixo, tem alguns exemplos de # mais usadas no mundo.

Você também pode acessar o Instagram no computador, porém lá você não poderá postar fotos, somente curtir fotos, seguir pessoas e editar o perfil. Ah! É por ali também que você desativa sua conta do Instagram. Seu perfil aparece assim:


É isso gente. Esse é o Instagram. Desculpe se o post ficou enorme, mas não dava para mostrar todos os detalhes se não fosse assim. Espero que tenham gostado e principalmente, que tenha ajudado.



Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Utilidade pública! Pensava que todos sabiam, mas minha mãe mesma não sabia até um dia desses, eu que ensinei! aiushauihsas e olha que a minha mãe é Maria "Zapzap" de primeira!

    Peixinhos, Gabbe!
    Talo de Maçã

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe aqui seu comentário!