A Palavra Lançada


Ontem, eu recebi duas palavras de familiares, por palavras, entenda-se frases, que me magoaram e me ofenderam bastante. Meu dia praticamente acabou, porque me atingiu muito. Hoje ainda acordei pensando nisso. Orei, chorei e refleti bastante sobre as coisas que foram ditas. Por isso resolvi escrever esse post.

Eu já errei muito e ainda erro de vez em quando, falando coisas que não devia. Depois percebo que errei e peço desculpas. Mas aí, já foi. A palavra já foi dita, já magoou.

Na minha família somos muito sinceros sempre e isso por vezes é bom e ruim. Quando a gente é muito sincero, tem que se policiar mais do que os outros, para que esse tipo de coisa não aconteça. 

Quando pronunciamos uma palavra, ela não volta mais. Já foi dita. Não tem como engolir ou voltar no tempo para não falar. Já magoou, já ofendeu, já atingiu a pessoa. Por isso o cuidado ao dizer alguma coisa, é muito importante. Pensar antes de falar é essencial.

Depois de anos, eu melhorei muito. Ainda falta melhorar muita coisa, mas hoje já penso mais antes de falar e de brincar. Tenho um cuidado maior, pois a gente nunca sabe o que está se passando na vida de alguém. Se a pessoa está bem ou se está com algum problema. E aí, a "brincadeira" pode acabar sendo de muito mal gosto.

Hoje era isso que eu queria dizer. Fazer esse desabafo e te ajudar também a refletir sobre isso. Pense sempre antes de falar. Caso já tenha dito, se ofendeu, se magoou, tenha a humildade de pedir perdão. Reconheça seu erro e se desculpe. Tente melhorar pra da próxima mais fazer diferente.

Procure usar palavras de carinho, de elogio, de conforto, de alegria. Procure saber como a pessoa está, o que tem se passado na sua vida, se ela está com algum problema ou alguma dificuldade. Use palavras que tragam uma esperança. Só brinque se tiver certeza que não irá ofender ninguém.

Essa é minha palavra para vocês. Desculpe o desabafo, mas às vezes é necessário parar para refletir e compartilhar as experiências para que outros possam fazer diferente.

Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Palavras tem poder! Sei bem o quanto é isso, e acredito que todas as pessoas. Toda a vez que isso vem de familiares meu dia é estragado e isso me magoa muito! Devemos ter cuidado com o que falamos porque não podemos voltar atrás quando o estrago já é feito. E nunca sabemos as consequências que tudo isso pode gerar. Eu estou tentando ser uma pessoa melhor e isso inclui pensar antes de falar!

    Juhlihipy

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe aqui seu comentário!