10 Dicas para Lavar Roupas

Cuidar das roupas em casa nem sempre é uma tarefa fácil. Tem roupa que mancha, tem roupa que solta tinta, tem roupa que tem que lavar na mão, enfim, muitos cuidados. Eu confesso que ainda tenho muito que aprender sobre isso. Lavar roupas não é meu forte. 



A quem diga que é só enfiar tudo na máquina e pronto. Mas não é bem assim. As roupas exigem alguns cuidados sim. E dependendo do tecido, elas podem estragar. 

Hoje separei algumas dicas que vão nos ajudar a ter esses cuidados com as roupas. Afinal, uma roupa bem cuidada dura muito mais! 

1. Separe as roupas
Na hora lavar, separe as roupas de cor branca, de cor escura e as coloridas. Atente-se para o cuidado de separar aquelas que saem tinta. Coloque-as em outra pilha. Roupas de cama e banho não devem ser misturadas com outras roupas. Separe as roupas muito sujas, das que estão pouco sujas.

2. Roupas Íntimas
As roupas íntimas devem ser lavadas separadas de outros tipos de roupas. De preferência, separe as femininas das masculinas. Não use alvejantes nessas roupas, eles estragam as fibras e se não forem enxaguados corretamente, podem causar alergias.

3. Prepare as roupas para lavar
Feche zíperes e botões para não estragar outras roupas. Examine todos os bolsos e retire tudo o que estiver dentro. 

4. Roupa de molho
Se precisar colocar a roupa de molho antes de ir pra máquina, deixe-a no máximo por duas horas. Senão os micro-organismos presentes na sujeira proliferam, causando mau cheiro.


5. Roupas coloridas
Para saber se o tecido solta tinta é simples. Molhe uma parte da peça com água, estenda-a na tábua de passar e coloque um pano branco por cima. Passe o ferro quente sobre o tecido até que tudo fique seco. Se o pano continuar branco, pode colocar a roupa na máquina sem medo.

6. Manchas amareladas
Para evitar que a roupa fique com manchas amareladas, lave a roupa o quanto antes. Esfregue a mão pelo avesso e só depois coloque na máquina. Nunca passe a área manchada com o ferro, o calor fixa a mancha na roupa.

7. Manchas de bolor e mofo
Se sua roupa estiver com manchas de bolor ou mofo, não se desespere, há solução. Primeiro passe uma escova de lavar roupas em cima da mancha. Coloque a roupa para arejar no sol, o calor vai matar a maioria dos fungos. Depois deixe de molho com sabão em pó, por até duas horas. Em seguida, lave com água quente ou morna. Coloque a roupa para secar no sol. 


8. Roupas de frio
As roupas de frio, dependendo de onde você mora, são as menos usadas. Ficam guardadas por muito tempo, por isso devem ter um cuidado especial. Antes de usar, deixe-as no sol por algumas horas. Peças de lã e malha devem ser lavadas separadamente, em água fria e sem centrifugar. Não torça. Coloque para secar em uma toalha estendida. Quando o inverno acabar, lave-as antes de guardar.

9. Roupas delicadas
Peças de roupas com tecidos finos merecem uma atenção especial. Hoje em dia existem diversos saquinhos para lavar roupas. Você os encontra em várias lojas que vendem artigos para casa. Coloque a roupa dentro do saquinho e pronto, é só levar à máquina.


10. Roupas bordadas
Peças bordadas, com pedrarias e paetês, são um caso à parte. O ideal é lavá-las na mão.  Se não tiver como, leve-as a máquina dentro do saquinho para lavar e coloque no modo delicado.


Espero que as dicas tenham ajudado vocês e sejam úteis no dia a dia!



Fontes: Google, Cleanipedia, Organize sem Frescuras, Casa in Ordem 
Imagens: Pinterest e Google

Compartilhe:

Vamos Conversar

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seu comentário!