Lugares para Conhecer: Noruega - O Esplendor da Natureza

O post de hoje teve a colaboração da minha tia Sonia. Ela viajou pra Noruega e aqui ela vai contar um pouquinho de como foi a viagem e vai dar umas dicas do que fazer por lá também. 

“Se pensa que esta paisagem é de tirar o fôlego, vai precisar de uma garrafa de oxigênio para ver ao vivo.”

A frase acompanha os cartazes espalhados pelos postos de turismo do país e não podia traduzir melhor a realidade. Muito mais do que a terra dos vikings e dos trolls, a Noruega concentra algumas das mais belas paisagens naturais do mundo; verdadeiros cenários que encantam o olhar.

OSLO – capital e maior cidade da Noruega e considerada pela BBC, em 2006, a mais cara do mundo. A forma mais econômica de visitar o país é fazendo um cruzeiro. Eu escolhi o Costa Luminosa.

O que visitar:
Prefeitura de Oslo – Local da entrega do Prêmio Nobel da Paz.
Prefeitura de Oslo
Osla Opera House – Concluído em 2007, a estrutura reflete a paisagem da Noruega e também a estética de seu povo. Conectando a terra e o mar, o prédio parece subir a partir do fiorde.
A Opera House ganhou o prêmio de cultura no festival Mundial de Arquitetura em 2008 e em 2009 o prêmio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea.
Vigeland Park – é um museu parque onde estão as obras do artista norueguês Gustav Vigeland. O parque possui uma grande área verde com muitas flores e é repleto pelas esculturas humanas em tamanho real de gesso, ferro e barro que representam fases e fatos da existência humana tais como a infância, a juventude, o namoro, a maternidade, o trabalho, a disputa, a solidariedade... a vida.
No centro do parque está a escultura com 14 m de altura, feita a partir de um único bloco de granito, contendo 121 corpos entrelaçados.
Museu Viking – O museu preserva três embarcações vikings originais e vários objetos dos exploradores nórdicos.
Barco Gokstadskipet na forma como foi encontrado.
Ice Bar – Não deixe de visitar o bar de gelo em Oslo, o lugar é um charme. O tempo limite para ficar no bar são 45 minutos, mesmo sendo pouco tempo vale a pena conhecer.
Aprecie as esculturas saboreando o drink que recebe de graça.
BERGEN – Conhecida como a cidade de sete montanhas é a segunda maior cidade da Noruega e é um dos mais importantes centros culturais do país, nela está a Catedral de Berger local da primeira coroação real da Noruega em 1150. 
Catedral de Berger
Não deixe de visitar também a parte moderna da cidade onde encontrará muitas atrações e fatos históricos.
Bryggen antigo centro comercial é uma das atrações turísticas de Bergen, nos armazéns e estalagens de outrora agora funcionam restaurantes, museus e lojinhas que até parecem ter sido retirados de uma cidade cenográfica.
Bryggen é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, desde 1979.
Funicular – um bondinho que nos leva a 320 m acima do nível do mar no Monte Floyen que nos dá uma vista perfeita da cidade e seus arredores. Em Floyen há um café com saborosos doces para repor as energias e acompanhados por uma vista belíssima.
Vista de Berger
Baía de Vågen no centro da cidade é a parte mais antiga de Bergen. 

Estando em Berger a ordem é comer peixe. Nada mais inusitado do que sentar numa mesinha ao ar livre no Mercado de Peixes e se deliciar com um bacalhau fresco.
Mercado de Peixes
Berger está localizada em frente ao Fiorde de Byfjorden

O que é um fiorde? É uma entrada do mar nos vales de altas montanhas que tem origem na erosão causada por placas de gelo. O resultado é um cenário incrível que enfeitiça até o mais entediado visitante.

STAVANGER é a quarta maior cidade da Noruega. Mostra uma combinação fascinante do antigo e do novo. Sua história remonta à Idade Média.

Catedral de Stavanger a mais antiga da Noruega.

Catedral de San Swithun de Stavanger

Jernaldergarden – Fazenda da Idade do Ferro em Ullandhaug, a apenas 3 km do centro de Stavanger.

Um sítio que tem sido amplamente restaurado. Possui casas onde se pode entrar e receber informações pelos guias vestidos à caráter sobre o dia a dia das famílias vikings.
Casa da Idade do Ferro
Torre de Ullandhaug – Neste mirante pode-se vislumbrar a magnífica vista de Stavanger e Hartsford, onde o rei viking Harald Haafagre (o Loiro) derrotou, em 872, os últimos príncipes regionais e unificou os 29 pequenos reinos sob uma única coroa, fundando assim o reino da Noruega.
Vista do mirante
Antiga Stavanger – composta por casas de madeira pitorescas em vielas que remontam aos séc. XVIII e XIX. Uma área considerada única. Se for para Stavanger não deixe de visitar.
Os moradores recebem ajuda do governo para conservar as casas e deixá-las floridas.
GEIRENGER – o fiorde mais bonito da Noruega e considerado Patrimônio da Humanidade. Localizado em Geiranger um pequeno vilarejo com cerca de 240 habitantes, mas nos meses de verão este número sobe para dois mil.
Os fiordes formaram-se, originalmente, devido a ação de imensas placas de gelo que se movimentam rumo ao mar como se fossem grandes rios congelados.
Dalsnibba – Para chegar a Dalsnibba (1500 metros) percorre-se uma estrada estreita de terra batida com muitas curvas.
A vista do topo é simplesmente maravilhosa pode-se ver até o Fiord de Geiranger.
Lago Stryn – é conhecido pela sua maravilhosa cor azul turquesa. Stryn é um município no condado de Sogn og Fjordane, Noruega. Ele está localizado no tradicional bairro de Nordfjord.
Lago Stryn
Parque Nacional de Jostedal é formado por altas montanhas, geleiras e lagos profundos. Há mais de 200 picos de montanhas elevando-se acima dos dois mil metros em Jotunheimen, estas são as mais altas montanhas da Noruega. 
No parque pode-se ver tendas e objetos típicos dos Vikings como também há um restaurante onde se pode apreciar um delicioso salmão.
SKJOLDEN – coração dos fiordes noruegueses. Skjolden é uma vila no interior da Noruega (200 hab.) no meio do Sognefjord, o maior fiorde do país.
SKJOLDEN
Nigardsbreen – A mais atraente geleira por causa de seus distintos reflexos azuis e brancos. Principal centro de atividades ao ar livre da região onde a própria natureza é o ingrediente principal.
A combinação da vegetação, dos glaciais e das quedas d’água que cercam a pitoresca Skjolden é revigorante.


Noruega
Capital: Oslo
Moeda: Coroa Norueguesa
População: 5.084 milhões (2013)
Rei: Haroldo V da Noruega
Países vizinhos: Suécia, Finlândia e Rússia


Autora do post: Sonia Hey

Gostaram de conhecer mais um lugar? Se você quiser ser colaborador (a) nessa categoria do blog, entre em contato comigo!

Compartilhe:

Vamos Conversar

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seu comentário!