Aplicativos: Pinterest

Oi Pessoal!

Um dos aplicativos que eu mais gosto de usar, é o Pinterest. Ele é um aplicativo maravilhoso onde você pode guardar tudo o que você gosta, em imagens. Sabe álbum de figurinha? Então, ele é bem parecido com isso.

Vejo que muitas pessoas que eu conheço, já tem uma conta no Pinterest mas quase não usam e a maioria não tem conta, talvez por não conhecer ou por não saber para que serve. Se esse é o seu problema, continua lendo, que vou explicar tudo aqui.


O Pinterest é um aplicativo e também uma rede social onde você pode salvar imagens por toda a web. Funciona como um catálogo. Você pode criar várias pastas abertas (que todo mundo pode ver) ou secretas (só você vê), com temas de coisas que você gosta. Para você ter uma clareza maior, eis a minha página como é:


Essa é a carinha que a sua página vai ter. Não quando você começar. Eu tenho tudo isso de pasta e de pins, porque tenho minha conta no Pinterest há bastante tempo já. Mas com o tempo, você vai criando as pastas e fazendo sua página de ideias.

Vamos ao passo a passo para começar a pinar. Pra começar, você precisa se cadastrar.
Entre na página, https://br.pinterest.com/ e faça seu cadastro. Pode ser através do Facebook ou pelo seu e-mail.


Depois do cadastro, vai aparecer essa página para te ajudar a fazer o seu feed (conteúdo). 


Logo depois, aparece essa outra página, dizendo para você instalar o botão do Pinterest no seu navegador. Não se preocupe, é seguro e esse botão vai te ajudar muito na hora de pinar (marcar) alguma imagem para a sua pasta.


Logo após, ele vai montar um feed inicial (uma página com ideias) pra você, baseado nas escolhas que você fez. Os 5 tópicos que você marcou, lembra?


E aí, ele vai te dar essa página. Toda vez que você entrar no seu Pinterest, é essa página que você vai ver primeiro.


Quando você clica em alguma imagem, vai aparecer o botão Salvar (ou Pint it) para você salvar sua foto na pasta que você quiser. Se você decidir por salvar a imagem, uma outra página se abrirá, onde você poderá salvar a imagem em uma pasta já existente ou criar uma. Coloca o nome da pasta e clica em criar. Pronto. Você já tem uma pasta no Pinterest.


Para visualizar sua página pessoal, suas pastas e seus pins, é só clicar no seu nome, no feed inicial. Lá você vai ver todas as pastas que já criou, poderá editá-las e poderá criar novas também.

Criando uma pasta nova através da página pessoal

É muito simples. Basta clicar na opção, criar uma pasta. Vai aparecer uma janela onde você vai colocar o nome da nova pasta, uma descrição (se você quiser), selecionar uma categoria (sobre o que é sua pasta: artes, esporte, fotografia, etc.), marcar se ela é privada ou não e escolher se quer que alguém colabore com a sua página, alguém dentre os seus amigos.


Editando uma página já criada

Em todas as suas pastas, aparece a opção editar. Quando você clica nessa opção, aparece a mesma janela de quando você cria uma pasta. A diferença é que nessa janela você tem a opção excluir pasta. Se você não gostou de alguma coisa na pasta, basta fazer a modificação ou simplesmente excluí-la e fazer outra.


As pastas que você mantém em privado, aparecem no fim na página.


Como colocar uma imagem do meu computador?

Sim! Essa opção também existe! E é simples. Ao clicar na sua pasta, você verá a opção Adicionar um Pin. Ao clicar nela, ele vai te dar duas opções, pin de web ou seu dispositivo. Ao clicar em seu dispositivo, é só selecionar a imagem que você deseja salvar e pronto. Você poderá fazer uma página com fotos do seu trabalho ou outra coisa que queria divulgar. Mas lembre-se, se a pasta não for privada, qualquer pessoa poderá ver e salvar a sua imagem.


Editando seu perfil

Para editar seu perfil, clique em editar perfil, no canto direito superior da sua página pessoal. Vai aparecer uma janela, onde você pode colocar seus dados, uma foto sua, mudar seu nome de endereço do Pinterest, escrever um pouco sobre você, colocar o local onde mora e seu site, se tiver um.


Adicionando amigos

Na sua página pessoal, ao lado de editar perfil, tem um botão de configurações. Ao clicar nele você verá várias opções e uma delas é encontrar amigos. Ao clicar nessa opção, aparece uma nova página com opções para você encontrar seus amigos. Pode ser em redes sociais ou por e-mail. Você também pode aproveitar e enviar um e-mail pro seu amigo, o convidando para se inscrever no site. Se você tiver se inscrito através do Facebook, seus amigos do Face que já tiverem conta no Pinterest, vão aparecer nessa página. 


Seguindo Pessoas ou Pastas

No seu feed inicial, você tem várias imagens. E elas sempre vem marcadas com a pessoa que adicionou a imagem e com a pasta que ela colocou a imagem. Se você clicar em cima do nome da pessoa, você é direcionado para a pasta onde ela colocou a imagem. Se você quiser saber mais sobre a pessoa e sobre o que ela pina, é só clicar no nome dela (que fica no canto superior esquerdo da pasta) e então, você será direcionado para a página pessoal dela. Lá você vai ver todas as pastas dela e pode escolher se quer seguir a pessoa ou somente uma pasta que ela criou. Pode deixar de seguir também, caso não seja mais do seu interesse. 


O que acontece quando eu sigo alguém ou uma pasta?

Sempre que a pessoa colocar uma nova imagem na pasta dela, você verá essa imagem no seu feed inicial e aí poderá salvá-la também em uma pasta sua.

Como salvar uma imagem de um site?

Ao passar o mouse sobre a imagem, vai aparecer a opção salvar ou somente o logo do Pinterest (depende do site). É só clicar em cima e salvar na sua pasta. 


Caso não aparece o botão salvar, você também pode clicar com o botão direito do mouse em cima da foto e ir na opção Pin It.


O Pinterest também está disponível para celulares e tablets. O conteúdo vai ser o mesmo, basta colocar o mesmo cadastro. Você poderá usá-lo onde estiver!


Espero que tenham gostado do post e que seja útil. Se quiserem me seguir lá no Pinterest, fiquem a vontade, é só colocar o meu nome Debora Montes e ficar por dentro de tudo que eu salvo por lá!

Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

30 comentários:

  1. Muito interessante sua ideia de esclarecer o uso desse app

    ResponderExcluir
  2. sou apaixonada pelo Pinterest!
    sempre busco inspiração lá,
    tem cada coisa linda! ♥
    beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Tanise! É ótima fonte de inspiração!

      Excluir
  3. Amei o post. Eu não uso o aplicativo pelo celular, somente pelo computador e amo. Uso bastante na pesquisa de fotos para o blog e sou apaixonada principalmente pelos looks encontrados lá <3.


    Beijos.
    Lari | Feminices da Lari

    ResponderExcluir
  4. Adoro o pinterest, sempre uso ele, acho bem útil! Adorei o post, super completo e esclarecido!! ♥ Beijão!

    http://www.sorrisosnooutono.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho e é ótimo para guardar fotos de tutoriais e para blogs, beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Tenho muitas pastas com muitas inspirações! Bjinhos!

      Excluir
  6. Eu adoro o Pinterest, me travo toda na hora de usá-lo mas sempre da certo!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk No início eu também me enrolava, mas depois você pega o jeito e vira vício! Beijos!

      Excluir
  7. Sou apaixona pelo pinterest, acho muitas fotos inspiradoras por lá <3 Fora que também acho uns diy's maravilhosos também!

    ResponderExcluir
  8. Verdade, eu também tenho uma conta no pinterest, acho muito interessante mas quase não uso. Vendo seu post, imagino quanta inspiração podemos encontrar lá. Com certeza, vou usar mais. bjooo

    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Confesso que nunca soube usar muito bem o pinterest, mas esse passo a passo me ajudou bastante!

    www.aconteceucomagente.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Amanda! Fico feliz em ajudar!
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi!
    Eu amei seu passo a passo.
    Já tenho o Pinterest muito tempo, mas mal uso.
    Só pego imagens kkk.
    Beijos!

    www.brilhamiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu sou apaixonada pelo Pinterest, fiz até minha mãe viciar kkkk praticamente salvo todas minhas ideias lá hahaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, que legal Isabelle! Minha mãe também usa bastante!
      Beijos!

      Excluir
  12. Amei seu post! Tá super completo, bem explicado... *--*
    Eu confesso que já baixei o Pinterest (sou dessas que você citou, tenho a conta mas não uso hahah). Na época fiquei viciadinha, navegando nele o dia inteiro. Aí acabei enjoando. Vou ver se baixo de novo, nas férias principalmente. <3

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. ADOROOO ele é sempre a busca de inspirações hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Tem várias inspirações maras!
      Beijos!

      Excluir
  14. Oie, tudo bem? Ah, eu gosto muito do pinterest, tanto que criei um perfil pra mim, só que não consigo postar nele sempre e nem registrar meus pins :/ gostei bastante do tutorial, com certeza muitas pessoas vão aprender com ele. É possível encontrar coisas bem legais, até layout para blogs, é incrível. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  15. Poderia me explicar com excluir uma conversa privada no Pinterest?? já tentei até bloquear as pessoas mas não consigo, a conversa não exclui de jeito nenhum..affff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina! Para bloquear a pessoa, é só ir no perfil dela, clicar no botão reticências, clicar em bloquear e confirmar. Quanto a mensagem privada, você pode ocultá-la, clicando no x. Não tem uma opção para excluir a mensagem. Se for caso de assédio ou cyberbullying, você pode denunciar a pessoa ao Pinterest. Espero ter ajudado.
      Beijinhos!

      Excluir

Gostou? Deixe aqui seu comentário!