Décor: Quarto Montessoriano

Esse post é pra você que tem filhos, que pensa em ter ou já está esperando um e ainda não decidiu como vai ser o quartinho do bebê. Você já ouviu falar em quarto montessoriano? Pois é, ele existe! Ele é um quarto para bebês, segundo a metodologia de ensino criada pela educadora italiana Maria Montessori. Ela criou essa metodologia por volta de 1907. Tem tanto tempo e eu nunca tinha ouvido falar.



O método de Montessori consiste na autoeducação da criança, ou seja, tudo no quarto deve ser planejado para a criança. A altura da cama, a altura das estantes, das prateleiras e até dos quadros nas paredes, devem estar na altura da criança, para que ela tenha facilidade de pegar e de visualizar os objetos. Isso estimula o desenvolvimento e a autonomia dela.

Os brinquedos devem ficar onde as crianças possam pegar para brincarem na hora que quiserem e devem ser trocados de 15 em 15 dias por outros. Se você coloca tudo de uma vez, logo a criança pode perder o interesse pelos brinquedos. Fazendo o rodízio ela vai aproveitar muito melhor os brinquedos que têm.

Outros objetos que são importantes na montagem do quarto são: um espelho, para que a criança possa se ver e se reconhecer, uma barra fixada na parede, para facilitar na hora que a criança começa a querer ficar de pé, um tapete, para gerar experiências sensoriais para os bebês e limitar o espaço de brincar de crianças maiores e um armário baixo, com algumas opções de roupas para que a criança possa escolher sozinha o que quer usar.

Claro, que nesse tipo de quarto algumas precauções com relação a segurança dos pequenos deve ser tomada. O espelho deve ser colado em uma placa de MDF, para que no caso de quebrar, não caia e machuque a criança. Os quadros devem ser de acrílico e não de vidro e todos os objetos que forem colocados na parede, devem ser presos com fita dupla face, evitando o uso de pregos. As tomadas devem estar bem protegidas e os móveis devem ser sem quinas e bem fixos no chão ou nas paredes, para não correrem o risco de tombar.

A seguir, separei alguns exemplos bem legais de quartos montessorianos.






Eu ainda não tenho filhos, mas penso em ter e fiquei encantada com esses quartinhos. Imagino que deve dar um pouco de medo de deixar várias coisas assim nas mãos das crianças, mas acho que é uma técnica de ensino bem legal que merece ser testada. E vocês o que acharam? Fariam no quartinho de seus filhos?

Bjinhos,
DM

Compartilhe:

Vamos Conversar

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seu comentário!