Semana de Alta-Costura em Paris. Mas o que é Alta-Costura?

Terminou ontem a Semana de Alta-Costura de Paris, temporada primavera-verão 2016. O evento contou com os desfiles de Atelier Versace, Christian Dior, Chanel, Giorgio Armani Privé, entre outros.

Se você é assim como eu e não entende muito de moda, deve estar se perguntando: o que é alta-costura? Pois é, por isso pesquisei e resolvi esclarecer a minha dúvida, que pode ser sua também.

Alta-costura é a criação de roupas feitas à mão, com materiais de alta qualidade e exclusivas. Existe um sindicato que decide quem é alta-costura ou não, o Chambre Syndicale  de la Haute Couture. O termo teve origem na França, claro, e sua função é preservar essas técnicas artesanais. Além de ter sede em Paris, outras exigências são impostas para fazer parte do grupo, como, apresentar as peças publicamente duas vezes ao ano e ter um staff de tempo integral com pelo menos 15 pessoas.

Esse tipo de roupa não é pra qualquer um. Os valores podem começar na casa dos US$ 10 mil. Ui! Nem no meu sonho mais distante! Por isso existe um grupo de poucas compradoras, cerca de 4 mil só. 

Algumas das grifes que fazem parte atualmente da Alta-Costura, você vê agora, nas fotos!

Versace

Schiaparelli

Christian Dior

Giambatistta Valli

Chanel

Giorgio Armani Privé

Maison Margiela

Elie Saab

Jean Paul Gaultier

Valentino

Zuhair Murad

Outros que fazem parte são: Dice Kayek, Tony Ward, Antonio Ortega, Serkan Cura, On Aura Tout Vu, Dany Atrache, Ralph&Russo, Alexis Mabille, Aouadi, Patuna, Bowie Wong, Yanina Couture, Bouchra Jarrar, Stéphane Rolland, Georges Chakra, Julien Fournié, Yiqing Yin, Alexandre Vauthier, Maison Anoufa, Franck Sorbier, Ilja, Viktor & Rolf, Ulyana Sergeenko, Ludovic Winterstan, Romain Brau, Guo Pei e Loris Azarro.  

Não me atrevi a falar sobre os looks, porque né? Só posso falar daquilo que entendo. Esse foi só um post para tirar a dúvida sobre a Alta-Costura. Espero que vocês tenham gostado.

Ah! Meu look preferido foi o longo floral de Zuhair Murad. Um arraso!

Bjinhos,
DM

Compartilhe:

Vamos Conversar

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seu comentário!