Olhar Fotográfico

Algumas pessoas acham que para tirar uma boa foto, basta ter um ótimo equipamento. O mais avançado tecnologicamente, o mais caro do mercado, aquela lente gigante...mas nada disso funciona, se você não tiver um olhar fotográfico. Aí, você me pergunta: do que você tá falando? Vou explicar tudo pra vocês nesse post.

Para ter um olhar fotográfico, primeiro você precisa mudar seu conceito de fotografia. A fotografia não serve somente pra registrar um momento importante na vida de alguém, ela é tem que ser vista como uma forma de arte. Por isso, seu olhar precisa mudar. Precisa ser mais criativo, mais crítico, mais analítico. A fotografia bem tirada é aquela que foi bem composta, bem trabalhada, bem analisada.


Faça algumas perguntas antes de clicar no botãozinho da máquina, como: o que eu quero fotografar aqui? O que tem de interessante nesse lugar ou nessa pessoa? O que chama minha atenção? O que vale a pena ficar registrado desse momento?

Algumas pessoas acham que basta sair clicando e registrando o momento e só. Você pode fazer isso sim, mas sua foto será mais uma, não terá nada de especial, nada de diferente.

Algumas dicas para sua foto ficar perfeita:

1 - Luz
Preocupe-se com a luz. Veja a luz do ambiente ou faça a luz do ambiente. A luz na fotografia é tudo. Sabendo como trabalhar com ela, sua foto ficará linda. 
Foto de Clara Sampaio


2 - Composição
Imagine que seus olhos são a lente da câmera. Visualize o local e componha sua foto mentalmente. Preste atenção nos detalhes. Escolha aquilo que você quer que entre na foto e faça a composição. Se atente as cores. Cuidado ao fotografar pessoas para não cortar as articulações delas. Decida o que vai ficar em primeiro plano e o que vai ficar em segundo.
Foto de minha autoria

Foto de Kayan Freitas

3 - Enquadramento
Isso é fundamental na boa fotografia. Não corte nada e nem ninguém. Não tire a foto com pressa. Use a regra dos terços: divida a fotografia em 9 quadros, duas linhas horizontais e duas verticais imaginárias. Posicione o que você deseja destacar em um dos quadros. Dessa maneira, nada ficará faltando na sua foto.
Exemplo da regra dos terços.

Foto de Martha Sachser

4- Exercite
Para desenvolver seu olhar fotográfico, nada melhor que exercitá-lo. Como você pode fazer isso? Você pode criar uma pasta no seu computador e ir guardando fotos de seus Fotógrafos preferidos ou fotos que você viu na internet e que gostou muito. Analise a foto, observe bastante e faça a sua crítica sobre a foto. Com isso, você vai desenvolvendo esse olhar.

Espero que tenham gostado da dica e que ajude vocês a tirarem fotos cada vez mais lindas!




Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

7 comentários:

  1. Oi Débora,
    Gostei muito das dicas sobre olhar fotográfico. O assunto foi abordado de uma forma leve e de fácil entendimento. Tenho certeza que será muito útil para todos os amantes da fotografia.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amei, eu amo fotografar e amo ser fotografada, mas o que você falou é muito importante, não adianta ter uma câmera top e não ter aquele olhar né, adorei o post bju bju
    http://www.divandobyraquelmedeiros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel! O olhar é tudo na fotografia! Bjinhos!

      Excluir
  4. Sou louca por fotografias... Não me acho boa , kkk, acho que não tenho esse olhar. Não ainda... Quero melhorar, afinal, eu adoro tirar uma foto... kkk, Adorei o post, gata. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Letícia! Esse olhar a gente adquire com o tempo e com muito exercício. Já, já você o terá também. Bj

      Excluir

Gostou? Deixe aqui seu comentário!