Palavra de Hoje: Ensine pelo Exemplo

Ensine pelo Exemplo
Por: David McCasland

Leitura: Efésios 6:1-11

"1.Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3. para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. 4. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor. 5. Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, 6. não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, 7. servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 8. Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer. 9. E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor tanto deles como vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas. 10. Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;"

Enquanto esperava por um exame oftalmológico, fiquei chocado com uma afirmação no consultório: "80% de tudo o que as crianças aprendem em seus primeiros 12 anos é por meio dos olhos."
Comecei a pensar em tudo o que as crianças processam visualmente por meio de leitura, televisão, filme, acontecimentos, ambientes e da observação do comportamento de outros, especialmente suas famílias. Neste Dia dos Pais nós geralmente pensamos sobre a poderosa influência de um pai.

Paulo incitou pais a não frustrarem seus filhos ao ponto de gerar raiva, mas disse:"...criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor" (Efésios 6:4). Pense no exemplo poderoso de um pai cujo comportamento e consistência inspiram a admiração de seus filhos. Ele não é perfeito, mas está indo na direção certa. Um grande poder para o bem age quando nossas atitudes refletem o caráter de Deus, ao invés de distorcê-lo.

Isto é desafiador para qualquer pai, assim não é coincidência o fato de Paulo nos encorajar: "...sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" (v. 10). Apenas por meio de Sua força podemos refletir o amor e a paciência de nosso Pai celestial.

Ensinamos nossos filhos muito mais com o modo como vivemos do que por meio daquilo que dizemos.

Honramos pais que não apenas nos deram vida, mas que também nos mostram como viver.


Feliz Dia dos Pais!!!

Bjuuuuuuuuuuuuuuuuu!!

Compartilhe:

Vamos Conversar

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seu comentário!