Palavra de Hoje: De Onde Eu Vim?

De Onde Eu Vim?
Por: Anne Cetas

Leitura: Atos 17:22-31

22. Sendo assim, Paulo levantou-se no meio da reunião do Areópago e discursou: "Caros atenienses! Percebo que sob todos os aspectos sois muitíssimo religiosos, 23. pois, caminhando pela cidade, observei cautelosamente seus objetos de adoração e encontrei até um altar com a seguinte inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, pois é exatamente este a quem cultuais em vossa ignorância, que eu passo a vos apresentar. 24. O Deus que criou o Universo e tudo o que nele existe é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários produzidos por mãos humanas. 25. Ele também não é servido pelas mãos dos homens, como se precisasse de algo, porquanto Ele mesmo concede a todos a vida, o fôlego e supre todas as nossas demais necessidades. 26. De um só homem fez Deus todas as raças humanas, a fim de que povoassem a terra, havendo determinado previamente as épocas e os lugares exatos onde deveriam habitar. 27. Deus assim procedeu para que a humanidade o buscasse e provavelmente, como que tateando, o pudesse encontrar, ainda que, de fato, não esteja distante de cada um de nós: 28. 'Pois nele vivemos, nos movimentamos e existimos', como declararam alguns de vossos poetas: 'Porquanto dele também somos descendentes'. 29. Portanto, considerando que somos geração de Deus, não devemos acreditar que a Divindade possa ser semelhante a uma imagem de ouro, prata ou pedra, esculpida pela arte e idealização humana. 30. Em épocas passadas, Deus não levou em conta essa falta de sabedoria, mas agora ordena que todas as pessoas, em todos os lugares, cheguem ao arrependimento. 31. Porque determinou um dia em que julgará o mundo com o rigor de sua justiça, por meio do homem que para isso estabeleceu. E, quanto a isso, Ele deu provas a todos, ao ressuscitá-lo dentre os mortos!"

Tobias, meu amigo afro-americano de sete anos me fez uma pergunta instigante: "Já que Adão e Eva eram brancos, de onde as pessoas negras vieram?" Quando eu lhe disse que não sabemos de que "cor" eles eram e perguntei por que a ideia de que eles fossem brancos, ele me disse que foi isso que sempre viu nos livros de histórias bíblicas na igreja e na biblioteca. Meu coração ficou apertado. Questionei-me se isso o teria feito pensar que era inferior ou possivelmente que nem mesmo fora criado pelo Senhor.

Todos os povos têm suas raízes no Deus Criador e são, portanto, iguais. Foi isso que o apóstolo Paulo disse aos atenienses: "...[Deus] de um só fez toda a raça humana para habitar sobre a toda a face da terra..." (Atos 17:26). Somos todos descendentes "de um só". Darrell Bock, em seu comentário do livro de Atos, diz: "Esta afirmação seria difícil para os atenienses, que se orgulhavam por serem um povo superior, chamando o restante de bárbaros". No entanto, pelo fato de descendermos de nossos primeiros pais, Adão e Eva, nenhuma raça ou etnicidade é superior ou inferior a outra.

Maravilhamo-nos diante de nosso Criador, que nos fez e a todos deu "...vida, respiração e tudo mais" (v.25). Semelhantes aos olhos de Deus, todos juntos o louvamos e honramos.

Deus ama a cada um de nós como se fôssemos os únicos.


Bjuuuuuu e ótimo domingo!

Compartilhe:

Vamos Conversar

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seu comentário!